Início
Empresa
Receitas
Cursos
Curiosidades
Ranabox
Contato

Ranário Niterói
(21)2625-9113
ranit@ranit.com.br

HISTÓRICO


Em 1986 Sueli Almeida interessada em criar rãs no Sitio Boa Esperança localizado em Niterói, participou na FEMAR – Fundação Estudos do Mar, em Botafogo – Rio de Janeiro organizado pela ARERJ – Associação de Ranicultores do Estado do Rio de Janeiro.
Concluído o curso, executou um levantamento topográfico da área do sítio, análise da água da nascente e elaborou um projeto. O ranário seria com baias enterradas para a engorda e tanques para a fase aquática, toda a área seria cercada a uma distância de 2 metros e coberta com tela para evitar predadores e incluiria um moscário para produção de larvas ou a criação de minhocas para alimentação das rãs, etc...
Considerando o grande investimento inicial, o mercado consumidor interno não definido (à época falava-se mais em exportação) e ainda pesquisas e suporte técnico não satisfatórios para a criação de tal animal, gerou uma insegurança para execução do projeto.
O Sonho ficou guardado.
Anos após, em fevereiro de 1998, na revista Globo Rural uma matéria sobre a criação de rãs pelo Sistema Vertical Ranabox (SVR), mostrou que outros ranicultores permaneceram persistentes e desenvolveram um sistema muito eficiente e prático, que requer pequeno espaço para sua execução, com investimento inicial bem menor.
Junto com seu filho, Glauco Almeida, resolveram retomar o Sonho. Em 23 de Janeiro de 2000 participaram do Curso - Técnicas de Ranicultura – SVR nas instalações da RANAMIG – Ranário Minas Gerais em Betim – MG.
Surge a partir daí o Ranário Niterói - R@nit, localizado no perímetro urbano da cidade. Para adquirirmos experiência, trabalhamos inicialmente com o setor de engorda e abrimos o mercado consumidor. Após 02 anos começamos a trabalhar com todos os setores da ranicultura. Atualmente nossa infra-estrutura é composta de um galpão climatizado com 65m2 que suporta um plantel de 15.000 animais para engorda e na área externa temos a reciclagem da água e os tanques de girinagem. Estamos em construção do laboratório climatizado para a reprodução controlada e modernizando as instalações.
Com o crescimento da Empresa esse histórico será modificado a cada avanço de nossas atividades.